Cinco bombeiros de Cabeceiras de Basto estão já inscritos para participar, a 28 de setembro, em Braga, na prova “Escadórios da Humanidade”, que acontece no Bom Jesus do Monte e vai juntar mais de 1500 bombeiros oriundos de 260 corporações de 10 países.
Fonte dos Bombeiros Cabeceirenses adiantou ao Terras de Basto, que, a par destes cinco elementos, ainda poderão inscrever-se na prova mais operacionais.
A prova consiste na subida, em contrarrelógio, dos 566 degraus dos Escadórios do Bom Jesus, num total de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, envergando todo o equipamento de proteção civil, nomeadamente 30 quilos de equipamento, incluindo o Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto.
O evento é organizado pela Associação Família de Elite e pela ADN Eventos Desportivos, com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte e do Município de Braga.
Este ano, a organização irá incluir bombeiros com necessidades especiais na prova, concretamente um bombeiro com 93% de incapacidade e “Doença de Parkinson”. «Bombeiro uma vez, bombeiro para sempre», justifica Eduarda Gomes, presidente Associação Família De Elite. [Redação].