O Município de Celorico de Basto inicia o novo ano letivo, a 13 de setembro, com uma sessão solene marcada pela atribuição de prémios de mérito escolar aos estudantes do concelho, bolsas no valor de 250 euros.
Este estímulo académico agora institucionalizado – alcançado no final do terceiro ciclo do ensino básico e do secundário – tem um valor global de 10 mil euros, divido em quatro centenas de bolsas, entregues no início de cada ano letivo, tal como acontecerá dia 13, a partir das 21h30, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.
A atribuição destes prémios é feita mediante a comunicação das escolas da ordenação dos alunos e alunas no final do ano letivo, sendo que o único fator de atribuição é a média final.
No total, serão atribuídos 40 prémios de mérito, 15 prémios de mérito para os alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto e 5 prémios de mérito para os alunos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, no que respeita aos melhores alunos a concluir o 12.º ano.
Para os melhores alunos do 9.º ano, serão atribuídos 10 prémios de mérito aos alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico, 5 prémios de mérito aos alunos da Escola Básica da Mota e 5 prémios de mérito para os alunos da Escola Básica de Gandarela.
«A atribuição desta bolsa depende em exclusivo da média final dos alunos, não sendo viabilizados os fatores económicos dos agregados; aliás, esta medida visa valorizar o desempenho académico do aluno em exclusivo e, ao mesmo tempo, incentivar outros alunos a seguir o exemplo», justifica o autarca celoricense.
José Peixoto Lima sublinha que «estes pequenos incentivos acabam por retornar para a comunidade com a formação de jovens com carreiras em áreas essenciais e que contribuem claramente para o desenvolvimento de forças de trabalho qualificadas e inovadoras e que fortalecem a economia a médio e longo prazo».
«Esperamos que, terminado o percurso académico, regressem à terra e sejam, também eles, impulsionadores do desenvolvimento do concelho que os viu nascer», formula.
Já a vereadora da tutela, Maria José Marinho, lembra que estes apoios surgem na sequência de outras medidas no âmbito da educação, como as bolsas de estudo para o ensino superior e os transportes gratuitos para todos os níveis de ensino.