O Externato de Refojos, estabelecimento privado com preponderância no ensino profissional e secundário, colocou 18 alunos na Universidade nesta primeira fase de acesso, o que corresponde a 100% das candidaturas apresentadas e a 64% do seu universo de alunos que estavam em condições de o fazer, diz em nota pública.
De acordo com os dados agora divulgados, o externato de Cabeceiras de Basto viu oito dos seus alunos serem colocados na sua primeira opção (44%), quatro na segunda (22%), três na terceira (17%), um na quarta (6%) e dois na quinta (11%).
Bioquímica, Ciências da Comunicação e Enfermagem foram as licenciaturas que atraíram mais interesse dos alunos cabeceirenses, com dois colocados cada uma, seguindo-se-lhe Audiologia, Administração Pública, Direção e Gestão Hoteleira, Direito, Educação Ambiental, Educação Social, Engenharia Mecânica, Química Industrial, Enologia, Biotecnologia e Sistemas de Produção, e Cultura e Transformação Digital.
O Externato de Refojos, propriedade da Igreja Católica através da Arquidiocese de Braga, é umas das instituições de ensino mais antigas das Terras de Basto.