A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está a apelar à poupança no consumo de água face às «repetidas falhas» no abastecimento «em alguns pontos críticos do concelho».
Numa nota dirigida à população, os responsáveis da autarquia constatam que, apesar do investimento que diz ter realizado na rede de abastecimento público, com o objetivo de levar mais e melhor água às populações, «lamentavelmente, o problema da falta de água, nesta época de verão, tem sido uma realidade, com repetidas falhas em alguns pontos críticos do concelho, o que tem dificultado, em muito, a vida às populações».
Nesta comunicação da Câmara Municipal ressalva-se que «ter água em casa é um direito, mas evitar o seu desperdício é também um dever de todos».
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto «apela, por isso, a todos os munícipes ao bom uso da água, recurso natural imprescindível à vida, mas que não é fonte inesgotável».
Na mesma comunicação, a Câmara Municipal diz não pretender «criar dificuldades às pessoas, mas que se vê obrigada a pedir a todos os cabeceirenses para que poupem água, reduzindo os consumos, quer em casa, quer no local de trabalho».
Acrescenta a nota da autarquia que esta «tem vindo a fazer o que está ao seu alcance para minimizar as dificuldades sentidas com a falta de água, contando, neste período, com a prestimosa colaboração dos Bombeiros Cabeceirenses, que têm também ajudado a colmatar as necessidades da população, através do transporte de água aos locais mais afectados, facto que a autarquia agradece e reconhece publicamente». [Redação].