É publicamente apresentada a 19 de outubro, às 15h00, em Cabeceiras de Basto, em espaço ainda não definido, a biografia que o autor local José da Costa Oliveira acaba de escrever DE Joaquim Barreto, atual presidente da Assembleia Municipal, soube o Terras de Basto.
“Joaquim Barreto – o Homem Político e o Homem Público” é o título deste trabalho biográfico, que tem prefácio de Parcídio Summavielle e, além da narrativa do autor, inclui depoimentos de um significativo número de pessoas que se cruzaram com o prefaciado na sua vida pública, entre elas o próximo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
O momento promete ser um grande acontecimento politico-social em Cabeceiras de Basto, para o qual estão agora a ser feitos os convites pelo prefaciador e pelo prefaciado, mas a que não será estranha a presença de vários ex-governantes, designadamente daqueles com quem Joaquim Barreto cultivou maior proximidade e cumplicidade politico-partidárias.
Além de António Costa, que escreve na condição de militante do Partido Socialista, condição que comunga com Joaquim Barreto, prestaram depoimentos para esta obra de significativo volume vários dirigentes do PS, entre eles Augusto Santos Silva e Ferro Rodrigues, ex-presidentes da Assembleia da República.
De entre outros políticos e dirigentes da administração pública, destacam-se também Carlos Duarte, Luís Capoulas, Domingos Machado, Palmira Maciel, ou Margarida Coutinho.
Joaquim Barroso de Almeida Barreto é natural de Abadim, Cabeceiras de Basto, onde nasceu a 22 de dezembro de 1950, tendo-se licenciado em Engenharia de Recursos Florestais. Exerceu a presidência da Câmara Municipal de Cabeceiras durante duas décadas (1994/2013), assumindo posteriormente a presidência da Assembleia Municipal, cargo a que, já anunciou, não volta a recandidatar-se.
Exerceu igualmente o cargo de deputado à Assembleia da República durante duas legislaturas, tendo liderado a Federação Distrital de Braga do Partido Socialista durante vários mandatos. [JPM].