Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Residência Gastronómica do “LIFE Maronesa”

O Projeto “Life Maronesa”, com sede em Vila Pouca de Aguiar, tem abertas as inscrições para um “workshop” da sua Residência Gastronómica Clima Mais Positivo, que acontece terça-feira (23), no “Kitchen Lab” da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

«Desta vez, teremos à disposição mais espaço para os participantes poderem executar os pratos, cortes e técnicas, que serão apresentados pelo chefe António Alexandre, o nosso coordenador e orientador das ações gastronómicas do Projeto “LIFE Maronesa”», explica a organização.

O evento – sublinha – faz parte de um conjunto de ações de valorização económica do seu modelo de pecuária extensiva.

As inscrições podem ser feitas a partir do correio digital aguiarfloresta.life@gmail.com

O Projeto “LIFE Maronesa” é o resultado do trabalho de uma equipa multidisciplinar, que integra diferentes parceiros técnicos e científicos, assim como grupos de baldios dos concelhos de Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar.

Trata-se de um projeto de governança, informação e ação climática, que visa a implementação de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de um modelo sustentável de produção pecuária em modo extensivo.

Aborda a problemática do abandono das pastagens de montanha, em particular nas áreas baldias comunitárias, o aumento da intensidade dos fogos rurais de verão, a redução do stock de carbono sequestrado na matéria orgânica dos solos nas áreas de montanha e a redução do efetivo da raça bovina Maronesa.

Tem como principal objetivo melhorar a resiliência climática das explorações pecuárias e promover o aumento da retenção de carbono na matéria orgânica do solo.

O projeto baseia-se num modelo de demonstração de práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, que tem vindo a ser implementadas por um produtor de vanguarda, e que serão implementadas em quatro áreas de replicação, através de produtores seguidores desse modelo de exploração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles