A Escola Profissional de Agricultura de Fermil, em Celorico de Basto, foi o destino, quarta-feira (17), das cerca de oito dezenas de crianças que frequentam o programa “Férias na Mota”, uma proposta de ocupação dos tempos livres que o município promove naquela localidade da freguesia de Fervença.
As crianças tiveram, assim, oportunidade de contactar particularmente com a parte prática de todos os cursos que a escola ministra, conhecendo a oferta formativa daquele estabelecimento escolar.
«Esta é uma escola com um contexto formativo reconhecido a nível nacional, mas que, tal como acontece com a maioria das escolas, ainda sofre com o estigma das escolas profissionais. Abrir a porta da escola a estes jovens é mostrar as nossas valências e sobretudo dar-lhes a entender que esta é uma escola como as outras, mas muito mais próxima, acolhedora e dedicada ao aluno, porque os alunos são e serão sempre o nosso foco e é para eles que trabalhamos», explica Fernando Fevereiro, o diretor.
Quanto ao “Férias na Mota”, que decorre até à primeira semana de agosto, o programa procura dar às crianças momentos lúdicos e pedagógicos, para que possam «aprender enquanto brincam», diz a vereadora da tutela, Maria José Marinho.
«Desenvolvemos um plano de atividades divertido e direcionado a estas faixas etárias, todos os momentos são momentos de aprendizagem se forem bem trabalhados. Hoje estivemos na escola profissional, uma escola com um leque formativo diversificado, muitíssimo bem cotada no “ranking nacional” das escolas profissionais, o que demonstra a qualidade e competência do seu efetivo de professores», sublinha a autarca. [Redação].