Sexta-feira, Dezembro 26, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Celorico aprova orçamento de 45 milhões

A presidência do Município de Celorico de Basto está a exibir os números do orçamento para o próximo ano com expressivo orgulho: são 45 milhões de euros, o maior de sempre. O documento, acompanhado pelo plano de atividades, foi aprovado em sede de executivo a 22 de dezembro e deverá ser validado pela assembleia municipal nesta sexta-feira (26), em sessão a partir das 16h00.

Em nota ao Terras de Basto, são destacadas quatro «áreas estratégicas fundamentais para o desenvolvimento do concelho»: a saúde, a habitação, a educação e os parques empresariais/fortalecimento económico.

Tal como tem sido referido amiúde, a saúde assume «um papel central enquanto pilar essencial do bem-estar da população», estando previsto um investimento de 8 milhões de euros até 2029 para obras de beneficiação do centro de saúde e dos postos médicos do concelho.

Este investimento, cuja parte significativa deverá efetivar-se ao longo de 2026, permitirá a «melhoria das condições de acesso aos cuidados de saúde e uma maior articulação com os diferentes agentes do setor».

Quanto à habitação, é objetivo do município celoricense dar continuidade à construção de alojamento a rendas acessíveis nos centros urbanos de Gandarela, Fermil, Celorico e Mota, com edifícios de raiz, bem como através da reabilitação dos edifícios das antigas escolas primárias, num investimento, até 2030, de 21 milhões de euros.

«Para combater a indignidade de muitas habitações, nomeadamente da nossa população mais idosa e mais vulnerável, promoveremos a criação de soluções acessíveis, a reabilitação urbana e políticas que favoreçam a fixação da população e a inclusão social», afirma-se no documento.

Na educação, está previsto um investimento de 10 milhões de euros até 2030, orientado para a reabilitação do parque escolar e equipamentos desportivos com ele interligados.

Igualmente prevista está a reabilitação e ampliação dos parques empresariais, bem a construção de novas áreas de localização empresarial, que se confirmam cruciais enquanto motores de desenvolvimento económico e de criação de emprego e atração de investimento, contribuindo para a competitividade do território.

«Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, sempre em sentido crescente, temos o maior orçamento de sempre, o que evidencia a nossa capacidade de planear e executar investimentos de impacto», diz José Peixoto Lima.

Para o presidente da câmara, os documentos fundamentais agora aprovados correspondem a «um ciclo de continuidade e consolidação das estratégias e medidas que têm vindo a orientar o plano de ação do executivo nos últimos anos».

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles