O “Tunacel”, um festival de tunas universitárias criado em 2019 por jovens estudantes do concelho, está de regresso a Celorico de Basto, a 21 e 22 de novembro, integrado, como nos últimos anos, no programa oficial da Feira Anual de Santa Catarina.
Ano após ano, com interregno na pandemia, o certame tem ganho relevância junto da comunidade, contando agora com a participação de quatro tunas universitárias, num fim de semana marcado pela música e pelas tradições, a que se junta assim o espírito académico.
O programa do festival inicia-se sexta-feira (21, 22h00) com um “Arraial Minhoto” junto à Casa da Terra, com entrada livre. No sábado (22), as tunas percorrem, durante a tarde, as ruas da vila no habitual “pasacalles”. À noite (21h00), realiza-se o grande espetáculo no auditório dos bombeiros, em que parte da receita reverte para a associação humanitária.
As convidadas deste ano são a “Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior”, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, a Tuna Académica de Biomédicas e a Tuna Feminina do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
A organização convida os leitores do Terras de Basto a participar neste festival, «usando então o traje universitário ou simplesmente a capa, o que será apreciado, relembrando os bons velhos tempos de universidade».






