A primeira reunião do Núcleo Local de Inserção de Cabeceiras de Basto do presente mandato autárquico, realizada esta quarta-feira (5), contou com a participação da nova tutela política, a vereadora Laura Magalhães.
Este núcleo é uma estrutura de articulação que integra representantes do Município, da Segurança Social e de diversas entidades das áreas da Saúde, Educação e Emprego, e tem o propósito de promover a inclusão social no concelho.
As reuniões em referência – diz uma nota oficial – têm como principal finalidade aprovar os programas de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, bem como acompanhar e avaliar os resultados das medidas implementadas.
«Estes encontros funcionam também como momentos de partilha de experiências e de boas práticas entre os diferentes intervenientes, contribuindo para a otimização de recursos e para a melhoria das respostas sociais», afirma-se.
O trabalho desenvolvido pelo Núcleo Local de Inserção destina-se, sobretudo, a cidadãos beneficiários do RSI, tendo igualmente «impacto na coesão e desenvolvimento social do concelho, ao fomentar sinergias entre serviços públicos e privados e ao promover uma atuação mais integrada e eficaz».
O Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social está disponível ao público no edifício dos Serviços Municipais de Ação Social e Saúde, à Rua João Paulo II, no horário das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Os interessados em contactar este serviço podem ainda fazê-lo através do email: saas-cabeceirasdebasto@cabeceirasdebasto.pt, ou através do telefone 253 664 541.








