Terça-feira, Outubro 28, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Rotários de Celorico ajudam a erradicar a poliomielite

O Rotary Club de Celorico de Basto realizou esta sexta-feira (24) o seu «jantar frugal», uma iniciativa solidária destinada a angariar fundos para o combate à poliomielite, no âmbito da campanha internacional “End Polio Now” promovida pelo Rotary International.

O evento reuniu rotários, convidados e representantes de instituições locais, tendo o presidente do clube, Jorge da Silva Reis [administrador do jornal Terras de Basto], destacado os principais projetos em curso e o seu papel ativo na comunidade.

Aproveitando a presença de elementos da Universidade Sénior de Celorico de Basto, o presidente lançou o desafio para uma colaboração futura entre as duas entidades, reforçando o compromisso com a formação, a cidadania e o serviço comunitário.

O rotário Ernesto Martins abordou então o tema da noite — a poliomielite —, explicando as suas características e os esforços globais para a sua erradicação. Sublinhou ainda o papel do “Rotary International” como «força motriz deste combate», em parceria com organizações de referência mundial.

Desde 1985, o “Rotary International” lidera, em cooperação com a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Fundação Bill & Melinda Gates, uma das maiores campanhas de saúde pública de sempre, esforço ao qual se deve uma redução da incidência da pólio «em mais de 99%», permitindo a vacinação de milhões de crianças em países onde a doença ainda representava uma ameaça.

A Fundação Bill & Melinda Gates desempenha um papel fundamental neste projeto, igualando cada dólar doado pelos clubes rotários com uma contribuição adicional de dois dólares, triplicando assim o impacto de cada angariação.

«O jantar frugal é um gesto simbólico, mas profundamente significativo. Ao abdicar de um pouco, contribuímos para muito — para a saúde, a esperança e o futuro de milhares de crianças em todo o mundo», afirmou então Jorge Reis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles