Suscitar uma reflexão sobre as questões da coloração na produção têxtil, no caso específico com a lã, quer no que respeita a práticas artísticas, quer em torno da interrogação social e ambiental que o consumo atual provoca, foi um dos objetivos do “workshop” promovido sábado (5) pela Casa da Lã, em Bucos, Cabeceiras de Basto.
A iniciativa, orientada pela escultora Patrícia Oliveira e pelas Mulheres de Bucos, integrou-se na quarta edição de “À descoberta do Turismo Industrial”, que passa ainda, a 10 de abril (10h00), pelo núcleo museológico ferroviário de Arco de Baúlhe.
Este “workshop” em Bucos teve ainda o objetivo de aproximar o meio académico de ensino artístico superior com a unidade de produção artesanal da Casa da Lã, sensibilizando este público para novas investigações no campo da arte e de outros campos de conhecimento que se cruzam com esta área.
Pretendeu-se também sensibilizar a comunidade local para o potencial do trabalho com a lã e a necessidade de dar continuidade ao trabalho que as Mulheres de Bucos desenvolvem, pois «trata-se de um património vivo que se deve preservar, valorizar e manter».
A criação deste Laboratório de Investigação e Fabricação designado Casa da Lã de Bucos propõe, assim, um espaço inovador de investigação e prática artística, dedicado a explorar o universo têxtil e as suas conexões com disciplinas como etnografia, história dos patrimónios e ciência. Com abordagem analógica e integração potencial de tecnologias digitais, pretende tornar-se numa plataforma para valorizar o património natural nacional e os produtos endógenos, destacando-se neste âmbito o imenso potencial do trabalho com a lã, preservando e perpetuando o legado das “Mulheres de Bucos”.
O desenvolvimento de uma oferta turística diferenciadora, ancorada em ativos dos territórios, é o objetivo do Turismo de Portugal com o Programa de Estruturação da Oferta de Turismo Industrial, programa que veio reforçar a atratividade dos territórios de baixa densidade e captar mercado nacional e internacional, ao longo de todo o ano.




