O encerramento, desde 2018, da Pista de Pesca Desportiva de Cavez, em Cabeceiras de Basto, está a fazer perder a paciência à população, a empresários locais e aos amantes da modalidade, que não compreendem como se pode ter desbaratado um equipamento daqueles e os investimentos avultados que ali foram feitos. Este é o principal destaque da edição impressa do Terras de Basto a sair agora para os pontos de distribuição em toda a região de Basto.
Não esqueçamos, contudo, a quadra festiva que estamos a viver, que motiva uma conversa com o mais alto representante da Igreja Católica na arquidiocese de Braga, o arcebispo metropolita D. José Cordeiro. Diz, por exemplo, que «só uma sociedade com alma pode ser inclusiva, solidária e justa» e que «quem vive só para si mesmo não é feliz». É uma das afirmações fortes do prelado, que defende ainda «um “hospital de campanha”, pronta a socorrer, a cuidar, a abrigar, como já o foi em tantos momentos de crise ao longo da História».
Na habitual caixa de chamadas, os destaques vão para a preparação das eleições autárquicas do próximo ano, concretamente para os socialistas de Cabeceiras de Basto, que já têm cabeça-de-lista à câmara, faltando-lhe apenas o candidato à assembleia municipal. A sondagem está a ser feita – adiantamos.
Relativamente a Celorico de Basto, damos conta da eleição de Raphael Pinto Bastos como novo presidente da Associação Empresarial local, eleito que foi para o mandato que se inicia no primeiro dia do novo ano. Sucede a Jorge da Silva Reis.
Já em Mondim de Basto, a notícia volta a ser o Miradouro das Fisgas de Ermelo. Em declarações ao Terras de Basto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) diz ter emitido o seu parecer final sobre o “Projeto de Melhoria das Condições de Visitação do Miradouro das Fisgas do Ermelo”, em Mondim de Basto, a 4 de maio do ano passado e que «o projeto contemplava a utilização de estruturas de suporte do passadiço, em betão, pousadas sobre o afloramento rochoso, sem qualquer tipo de fixação, de forma a garantir a sua preservação».
Por último, Ribeira de Pena, onde destacamos a sopa de Limões que foi considerada a melhor da Feira das Sopas de Cerva. A proposta era do Centro Social e Paroquial de Limões e foi escolhida pelo seu sabor e pela qualidade da receita.
Pela nossa parte, desejamos-lhe Festas Felizes.
Com boas leituras, com o Terras de Basto.
Aceitem um abraço.