Quarta-feira, Dezembro 4, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Ministra da Saúde acompanha Primeiro-Ministro em Celorico

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Gandra d’Almeida, integram a comitiva do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que esta quarta-feira (4, 12h30) visita Celorico de Basto, para fazer a apresentação pública da Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica do Centro de Saúde.

Conforme o Terras de Basto noticiou, esta unidade resulta de uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Alto Ave, tendo a Câmara Municipal assumido os encargos com as obras de adaptação e reabilitação e a ULS os encargos com o equipamento e os recursos humanos.

Trata-se de um serviço localizado na antiga Unidade de Convalescença do Centro de Saúde e é constituída por 10 quartos e 19 camas, contando com uma equipa multidisciplinar para responder às necessidades dos utentes, nomeadamente 15 enfermeiros, 1 fisiatra, 2 fisioterapeutas, 1 terapeuta ocupacional, 1 terapeuta da fala e 10 assistentes operacionais.

«É importante ressalvar que esta unidade corresponde apenas a uma primeira fase de intervenção, sendo que é objetivo do município e da ULS do Alto Ave avançar para uma segunda fase, prevendo-se a duplicação do número de camas e reabilitação de outros espaços para a instalação de uma moderna unidade de fisioterapia, ginásio e terapias», adianta-se.

No âmbito da transferência de competências da administração central para o município, este pretende celebrar um acordo complementar com o Ministério da Saúde com o objetivo de requalificar o Centro de Saúde nos espaços em funcionamento, dos Serviços de Atendimento Complementar (SAC) à Unidade de Saúde Familiar (USF) e à Unidade de Cuidados Continuados (UCC Mãos Amigas), que contempla uma equipa de Cuidados Continuados Integrados.

De acordo com o que apurou o Terras de Basto, é muito provável que na sua intervenção desta quarta-feira o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto procure sensibilizar os responsáveis da saúde para a importância de duplicar a capacidade das valências que agora entram ao serviço.

Peixoto Lima deverá aproveitar igualmente a presença do Primeiro-Ministro para lhe dar conta de quão fundamental é a conclusão da Variante do Tâmega para o desenvolvimento desta área da Região de Basto. [Redação].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles