A Feira de Santa Catarina, feira franca de periodicidade anual organizada pelo Município de Celorico de Basto, decorre este ano de 22 a 25 de novembro e inclui uma mostra gastronómica e uma exposição animal, pretendendo valorizar, assim, a gastronomia típica e os vinhos do concelho, o turismo e o património cultural.
De acordo com a organização, a exposição animal acontece na Quinta do Prado, a partir do dia 23 e a mostra gastronómica realiza-se no mercado, compreendendo um programa de animação permanente.
O programa de animação musical para os quatro dias do evento compreende, na sexta-feira (22), as atuações de “À Torneira” e “Arraial Minhoto”, integradas no Festival de Tunas Universitárias de Celorico de Basto. Já no sábado (23), atuam “Kantobasto” e “Bandalhoca”. No domingo (24), é a vez dos “Amigos das Tainadas” e do “Grupo de Concertinas da ACR Ourilhe”. Já na segunda-feira (25), é a vez do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola de Fermil.
A Feira de Santa Catarina, organizada anualmente em novembro, é um certame tradicional que prioriza a venda de produtos de época, árvores de fruto, alfaias agrícolas e utensílios agrícolas, sendo nesta circunstância que os celoricenses de antanho adquiriam os agasalhos para o frio do inverno.
De acordo com os relatos populares, era pela Santa Catarina que se comiam as últimas sardinhas do ano, iguaria que volta agora a ser consumida por altura dos santos populares.
A inovação associada a esta feira está patente na mostra gastronómica, que promove a gastronomia e vinhos do concelho em ambiente festivo. Pode ser frequentada, a 22 e 23, das 18h00 às 02h00; a 24, das 08h00 à 00h00; e a 25, das 9h00 às 00h00. [Redação].