Terça-feira, Dezembro 3, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Celorico de Basto colocou 49 alunos no Superior

Quase meia centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto conseguiu aceder ao ensino superior público na primeira fase de candidatura, cujos resultados foram agora tornados públicos.

Os 49 alunos (94%) agora colocados significa, em termos comparativos, uma melhoria substancial relativamente ao ano anterior, em que foram colocados na mesma fase 37 dos candidatos (95%).

Refira-se que nesta primeira fase do concurso nacional de acesso foram colocados 49.963 estudantes, número que representa uma taxa de colocação de 85,7%, mais dois pontos percentuais do que no ano letivo anterior. Para a segunda fase do concurso sobram 4.966 vagas, o menor número dos últimos 25 anos.

Destes quase 50 mil alunos, 56,1% foram colocados na sua primeira opção e 87,8% numa das três primeiras, «os valores mais elevados dos últimos anos e um dos fatores mais relevantes para o sucesso académico», indica o ministério da tutela.

Voltando ao agrupamento celoricense, em que se candidataram 52 alunos, a “opção média de colocação” foi de 2,00, tendo sido colocados na primeira opção 26 dos candidatos, oito na segunda, oito na terceira, três na quarta e quatro na quinta.

Enfermagem foi o curso que atraiu o maior número de universitários celoricenses (6), seguindo-se-lhe cursos como Gestão (3), Contabilidade (2), Direito (2), Economia (2), Educação Social 82), Engenharia Informática (2), Ciências do Ambiente (2), Medicina (2), Bioquímica (1), Ciências da Comunicação (1), Comunicação e Multimédia (1), Comunicação Empresarial (1), Comunicação Social (1) e Engenharia e Gestão Industrial (1).

A nível nacional, o número de estudantes colocados em licenciaturas de Educação Básica aumentou 8% face ao último ano, com 997 estudantes, ocupando 100% das vagas disponibilizadas.

A tutela realça ainda terem sido colocados 1.661 estudantes em cursos de Medicina, o que representa «o maior número de sempre». Nestes, há mais 66 colocados face ao ano passado, em resultado do acréscimo de vagas que sobram dos concursos especiais de ingresso em Medicina para licenciados, justifica.

Em nota enviada à comunicação social, a tutela adianta também que foram colocados 1.655 estudantes beneficiários de escalão A de ação social escolar, dos quais 1.178 através deste contingente prioritário, 214 estudantes no contingente prioritário para candidatos com deficiência (mais 19,6%) e 402 no contingente prioritário para emigrantes, seus familiares e lusodescendentes (mais 10,4%).

Por outro lado, o número de colocados em instituições localizadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica diminui 2% (12.868 estudantes) e foram colocados 4.112 estudantes nos ciclos de estudo mais competitivos (com maior número de candidatos em primeira opção no ano anterior com nota igual ou superior a 17 valores), uma diminuição de 19% face ao ano anterior.

O ministério dá também nota de que foram colocados 8.040 estudantes nos cursos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em área STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) (mais 5,5%), número que traduz 90,2% das vagas disponibilizadas. Para cursos nas áreas de competências digitais entraram 7.735 estudantes.

As matrículas dos estudantes agora colocados terminam esta quinta-feira (29 de agosto).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles