As corporações de Bombeiros Cabeceirenses e de Mondim de Basto vieram agora a público lamentar o falecimento do enfermeiro Hélder Baião, que desempenhava funções como responsável pela ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica de Fafe.
Hélder Baião, de 41 anos, pai de três filhos menores, que pertencia à Comissão Regional de Peritos de Extra-Hospitalar da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, faleceu esta sexta-feira (23), vítima de “acidente vascular cerebral” quando, a 8 de agosto, passeava de bicicleta em Azurém – Guimarães.
Os Bombeiros Cabeceirenses, que dizem ter trabalhado diversas vezes com Hélder Baião, sublinham que aquele profissional «deixou uma marca muito grande em todos os que tiveram o privilégio de se cruzar com ele no terreno», para além do seu «profissionalismo, humanidade e bom coração».
Em nota pública, também o Município de Fafe se associou ao sentimento coletivo de pesar pelo falecimento daquele colaborador do INEM. «O enfermeiro Hélder, além do longo e grande trabalho que fez na nossa comunidade, naquilo que melhor sabia fazer, que era salvar vidas, também teve uma intervenção e um papel fundamental e preponderante na Proteção Civil Municipal, onde deu o seu grande contributo em várias e diferentes ações e iniciativas realizadas nesse mesmo âmbito», lembra.
«Ele era um dos nossos… Um dos melhores naquilo que fazia, não só pelo seu profissionalismo, mas pela excelente pessoa que era», escreve o município, endereçando condolências à sua família, amigos e a todos os colaboradores do INEM.