Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Celorico e Mondim escolhem propostas para Orçamento Jovem

Celorico de Basto tem já a votos, desde esta terça-feira (20), as duas propostas mais votadas no âmbito do seu Orçamento Participativo para o próximo ano.  São elas a “instalação de painéis fotovoltaicos”, uma proposta coletiva de seis elementos liderados por Cristiano André Mota, e “mais exercício, menos ecrã”, sugerido individualmente por Bili da Costa Teixeira. Já em Mondim de Basto, o município está a proceder, até 31 de agosto, à recolha de propostas de investimento que possam vir a ser inscritas no orçamento municipal do próximo ano.

A votação é exclusivamente “online” e, para votar, os interessados devem registar-se e aguardar a validação do registo por email. Podem votar todos os jovens entre os 14 e os 35 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes de Celorico de Basto.

A primeira proposta — instalação de painéis fotovoltaicos na Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto – pretende ser «um exemplo e contribuir para a sustentabilidade do planeta», bem como tornar o concelho mais independente em termos energéticos, recorrendo mais a fontes de energia limpas e gratuitas.

Além disso – sublinham os subscritores, que têm um orçamento de 15 mil euros – está em causa a instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios que consomem a maior parte da sua energia elétrica durante o dia. «Como é o caso da nossa escola», dizem.

Quanto à proposta que pretende relevar a prática de exercício físico – orçada em 19.680 euros – ela é apresentada como uma forma de «dizer não ao sedentarismo, a bem da saúde», e chamar a atenção para o uso excessivo dos dispositivos móveis (tablets, telemóveis e afins).

«Nos dias que correm, a inatividade física é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis. Por isso, a prática de desporto de forma moderada é tão importante para a nossa saúde. Pretende-se, com esta proposta e a com a sua discussão, chamar a atenção para a falta de prática desportiva e pretende que os jovens reflitam sobra o facto de cada vez mais se passar mais tempo dentro de casa, em jogos e coisas similares, preterindo a saúde, o bem-estar e o convívio», explica Bili Teixeira.

A autora propõe, assim, «para que sejam tratados todos de forma igual», a instalação de um conjunto de oito equipamentos de exercício físico de ar-livre: dois equipamentos na Mota, dois equipamentos na Gandarela, dois equipamentos em Fermil e dois equipamentos em Celorico.

OP de Mondim com 10 mil euros

Em Mondim de Basto, o município está a proceder, até 31 de agosto, à recolha de propostas de investimento que possam vir a ser inscritas no orçamento municipal do próximo ano.

As temáticas do Orçamento Participativo mondinense são o Turismo, Cultura, Desporto, Juventude, Ambiente e Tecnologia e Acessibilidades.

Os munícipes com idades entre os 16 e os 29 anos, naturais ou residentes, trabalhadores ou estudantes, neste município devem usar este mecanismo de participação pública e apresentar as suas propostas, que devem enquadrar-se num dos âmbitos temáticos referidos.

A verba global a atribuir ao Orçamento Participativo 2025 para financiar os projetos mais votados é de 10 mil euros e cada participante pode apresentar um máximo de duas propostas, que devem seguir as normas aprovadas.

Os interessados podem obter mais informação sobre este processo e consultar as normas de participação na página do orçamento participativo em http://participa.mondimdebasto.pt/ ou através do correio geral@cm-mondimdebasto.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles