Vai ser também «uma revolução urbanística» aquela que a Igreja Católica se prepara para promover «no coração da vila de Arco de Baúlhe», em Cabeceiras de Basto, consequência da compra da Quinta do Sardoal, contígua ao Santuário da Senhora dos Remédios. Não que se prevejam grandes construções, mas antes porque se vai pôr fim ao estrangulamento em que está implantado o mais significativo espaço de culto católico da vila, elevado ao estatuto de santuário.
Vítor Resende: «É fundamental levar a arte às escolas»
Está nas Terras de Basto há uma década. Mais do que professor ou escultor, Vítor Resende é um ativista das artes, como transparece da entrevista a esta edição. Reflete sobre a importância das artes na formação do indivíduo, fala do seu trabalho nos últimos tempos, apresenta a “Teque” e explica o Projeto Tramas, que desenvolve agora em Cabeceiras de Basto. Aproveita para atirar o barro à parede: quer instalar aqui uma Escola de Artes e precisa de… «quatro paredes e um telhado».
A crónica de Afonso Valente Batista
«O objeto mais vivo que existia para aquelas solidões silenciosas e que dava razões a disputas, zangas, azedumes, iras, cobiças e vaidades, vitórias e derrotas, entre aqueles quatro resistentes à chegada da malvada, era um baralho de cartas». A crónica de Afonso Valente Batista.
Atlético continua sem campo
Não pode dizer-se que esteja tudo perdido, mas que o início das competições da Associação de Futebol de Braga estão quase a iniciar-se e que o Atlético Cabeceirense não tem ainda campo para jogar, nem se vislumbra que o tenha proximamente, é um facto.
Basto concerta promoção do vinho
Os quatro concelhos das Terras de Basto estão a concertar interesses no sentido de desenvolver a marca Vinhos de Basto, uma intenção antiga, designadamente daqueles, como Celorico de Basto e Mondim de Basto, mais identificados com o setor vinícola e onde a produção de vinho se tem afirmado sobremaneira.
Virose no gado
«Podemos considerar que a situação está grave; aliás, muito grave; há imensos animais infetados na região e, pelo que sei, em mais zonas do país». O cenário é descrito por um médico-veterinário das Terras de Basto.