Segunda-feira, Abril 14, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Celorico inaugura Estação de Canedo

Celorico de Basto apresenta publicamente, no próximo domingo (3, 17h00), a reabilitação do edifício da Estação Ferroviária de Canedo de Basto, circunstância que é apresentada como «um importante momento no que respeita à preservação e valorização do património edificado, em particular dos edifícios contíguos à Linha do Tâmega».

A Estação de Canedo de Basto está integrada na Ecopista do Tâmega, construída no espaço canal da desativada linha ferroviária e destinada à circulação pedonal ou de bicicleta, num «percurso suave e acessível para todos, com um declive muito pouco acentuado».

Antes da reabilitação, o edifício da estação, construído na década de 40 do século passado, estava a ser usado pela junta de freguesia, realizando-se aí os ensaios do Rancho Folclórico de Canedo.

Em causa está um edifício de passageiros, com cais coberto, servido por cais descoberto e instalações sanitárias públicas, com implantação lateral, paralela às linhas férreas, e ainda uma casa de habitação, que foi também reabilitada.

A reabilitação deste edificado insere-se num plano a que o Município de Celorico de Basto tem dado execução e que começou pelo edifício da estação da vila-sede, da designada estação de Mondim de Basto (que, embora se situe em território celoricense, pretendia servir o concelho vizinho), e da estação de Lourido.

Todos estes equipamentos estão a ser destinados a serviços de apoio ao Ecopista do Tâmega, estando a sua gestão turística concessionada a privados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles