Quarta-feira, Janeiro 21, 2026
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Transportes: Arco de Baúlhe e Vila Nune descontentes com mudanças

A vila de Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto, não está satisfeita com a mudança de empresa nos transportes públicos do concelho vizinho de Celorico de Basto, designadamente no que concerne à carreira que liga esta localidade e a sua agregada de Vila Nune.

O descontentamento incide particularmente na emissão dos respetivos passes mensais, que os clientes da nova transportadora, a “Linhas”, só podem validar nas instalações de Celorico de Basto.

Este concelho passou a ser servido a 17 de dezembro pelo novo concessionário de transportes públicos contratualizado pela Comunidade Intermunicipal do Douro, Tâmega e Sousa, um serviço que se estende a localidades limítrofes, como é o caso das freguesias de Arco de Baúlhe e de Vila Nune.

A otimização do serviço prestado, tal como do tarifário praticado, implica um processo negocial entre as CIM do Ave – em que se integra o Município de Cabeceiras de Basto e de Mondim de Basto – e a CIM do Tâmega e Sousa, em que se integra Celorico de Basto, processo que deve ser despoletado pelos respetivos municípios.

Em nota publicada nas redes sociais, a Junta da União de Freguesias de Arco de Baúlhe e de Vila Nune veio a público esta segunda-feira (29) para considerar «desproporcionado e injustificado» que os residentes nestas localidades tenham de se deslocar ao concelho de Celorico de Basto para proceder à emissão do respetivo passe, «situação que causa transtornos significativos à população».

Lembrando os fregueses que usufruem da carreira de Vila Nune para o Arco de Baúlhe de que o prazo para substituição dos passes termina a 31 de dezembro, a autarquia manifesta o seu «desagrado relativamente aos constrangimentos que têm afetado os residentes» destas freguesias no acesso aos passes.

«Logo que teve conhecimento desta realidade, a Junta de Freguesia contactou as entidades competentes com vista à resolução do problema; até à presente data não foi apresentada qualquer solução», refere, depreendendo-se que a «entidade competente» contactada tenha sido a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, responsável pelas relações com a CIM do Ave, a quem compete negociar com a sua congénere do Douro, Tâmega e Sousa, para otimizar os serviços da nova transportadora “Linhas”.

A Junta da União de Freguesias compromete-se a «acompanhar este assunto e insistir junto das entidades responsáveis, de forma a salvaguardar os direitos e os interesses dos moradores» de Arco de Baúlhe e de Vila Nune.

Refira-se, a propósito, que o tarifário praticado pela “Linhas” é mais vantajoso para o cliente do que o da sua congénere Ave Mobilidade, que serve os concelhos da CIM do Ave. [JPM].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles