Jorge Machado, ex-vereador da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pelo movimento “independentes por Cabeceiras”, foi à primeira reunião do executivo, a 31 de outubro, para, no final, apresentar ao seu presidente a renúncia às funções de representante do município no conselho geral do agrupamento escolar.
O ex-autarca — líder histórico do movimento de cidadãos “Independentes por Cabeceiras”, que não concorreu a estas eleições autárquicas e declarou público apoio à candidatura do PS — havia assumido tais funções a 13 de junho por indicação do anterior presidente do executivo.
Na altura, Jorge Machado anunciara já que poria o seu lugar à disposição na eventualidade de vir a ser eleito novo presidente da câmara municipal.
Depois de, no período destinado a intervenções do público, ter lido a carta de renuncia, o ex-vereador entregou-a à Câmara e pediu que a sua declaração constasse da ata.
“Porque entendo ser um direito da maioria eleitoral a possibilidade de indicação de membros do referido conselho geral que possam ter a confiança de V.a Ex.a, apresento por esta via a renúncia ao lugar que ocupei no conselho geral do Agrupamento de Escolas de de Cabeceiras de Basto, em representação da Autarquia”, afirmava.




                                    

