Os socialistas da freguesia de São Nicolau, em Cabeceiras de Basto, preferiram a coligação “Fazer Diferente”, que junta PSD e CDS, para fazer um acordo de governação da autarquia local, preterindo dessa forma a candidatura com a chancela não-oficial dos “Independentes por Cabeceiras”, liderada por Francisco Correia.
A instalação dos órgãos autárquicos nesta freguesia acontece apenas ao final da tarde de 1 de novembro, mas a estrutura concelhia da coligação PSD/CDS já veio a público assumir que viabilizará a respetiva junta, tal como fez esta quinta-feira (23) em Cavez.
Nas eleições de 12 de outubro, os socialistas – que tinham maioria nos órgãos autárquicos de São Nicolau – viram baixar a sua votação para 206 votos (42,7%) e três mandatos, contra os 302 votos e cinco mandatos que haviam obtido há quatro anos. A candidatura do “IPC” de Francisco Correia teve agora 175 votos e três mandatos e o PSD/CDS teve 90 votos.
Num comunicado que espalhou pelas redes sociais, a coligação “Fazer Diferente” diz que, tanto em São Nicolau como em Cavez, foi convidada «para dialogar e negociar soluções que garantam a estabilidade e o bom funcionamento das juntas de freguesia», reafirmando, a propósito, a sua posição de que «quem vence deve governar».
As conversações – diz – decorreram «num clima de respeito, transparência e cooperação», tendo sido estabelecidos «princípios de governabilidade responsáveis e transparentes, que permitem às forças políticas vencedoras exercer as suas funções com estabilidade».
A coligação de centro-direita aproveita para reafirmar o seu compromisso «com o diálogo construtivo e com o futuro das freguesias», colocando «sempre em primeiro lugar o interesse das comunidades e o bom funcionamento das instituições».






