Os socialistas de Cabeceiras de Basto não aceitaram o convite para assumir um lugar na Mesa da Assembleia Municipal, ao contrário do movimento de cidadãos “Servir Cabeceiras”, liderado pelo histórico Joaquim Barreto, que – soube o Terras de Basto – já respondeu afirmativamente à proposta da coligação “Fazer Diferente” (PSD/CDS).
A Mesa da Assembleia Municipal – que deverá ser constituída este sábado (25), no âmbito da sessão de instalação dos órgãos municipais eleitos a 12 de outubro – vai ser presidida pelo social-democrata Manuel Sá Nogueira, cabeça-de-lista da candidatura mais votada (5.418 votos – 45,9%), integrando então, como secretário, um representante daquele movimento, eventualmente Domingos Machado, que liderou a lista do “Servir Cabeceiras” para este órgão.
Além do social-democrata Manuel António Teixeira – o vencedor das eleições autárquicas, com 4.943 votos –, o presidente da Assembleia Municipal cessante vai dar posse, este sábado (15h30), aos eleitos para a Câmara Municipal António Ribeiro Fernandes e Laura Magalhães (PSD/CDS), Francisco Alves e Fernando Basto (PS), Joaquim Barreto e Pedro Sousa (“Servir Cabeceiras”).
Tal como foi assumido pelo ora presidente-eleito em tempo de campanha, o social-democrata António Ribeiro Fernandes será o vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras, embora sem tempo atribuído, o que permite que o estatuto de vereador a tempo inteiro seja assumido por Laura Magalhães.
Quanto ao gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal, André Gustavo Magalhães, o presidente da comissão política concelhia do PSD e “alma mater” da candidatura de centro-direita aos órgãos municipais, vai assumir a sua chefia, estando confirmada também a nomeação de João Teixeira e Rosa Rolo, como secretários.
Depois de terem sido equacionados outros locais, a tomada de posse acontece a partir das 15h30 deste sábado, no espaço multiusos da escola secundária de Cabeceiras de Basto.







