O concelho de Celorico de Basto acaba de ser certificado com o grau prata do “Green Destinations Award”, programa internacional que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, avaliando-os com base em critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão.
Este programa é promovido pela “Green Destinations”, uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar destinos na melhoria da sua sustentabilidade e qualidade turística, que procedeu à entrega da distinção numa cerimónia realizada sexta-feira (14), na Bolsa de Turismo de Lisboa.
A certificação “Green Destinations Certified” é reconhecida pelo “Global Sustainable Tourism Council”, garantindo que os destinos certificados aderem aos mais elevados padrões de sustentabilidade. Em Portugal, várias regiões têm sido distinguidas por este programa.
Este reconhecimento internacional incentiva os destinos a implementarem práticas ambientais responsáveis, promovendo uma gestão contínua e sustentável do turismo. Os destinos participantes comprometem-se com um sistema de gestão sustentável, sendo submetidos a verificações independentes de desempenho e progresso a cada dois anos, recebendo também recomendações para melhorias futuras.
Com uma pontuação de 7.5, que lhe garante o grau prata, Celorico de Basto mostra-se alinhado com as diretivas de «um turismo que respeita o ambiente, com práticas concertadas e estratégias delineadas pela preservação da cultura local e as suas marcas identitárias em benefício das comunidades».
«Este é um marco na valorização do território e da sua projeção nacional e internacional como destino que prima pela valorização e incentivo a atitudes ambientalmente corretas, economicamente viáveis, que valorizam a diversidade cultural e a salvaguarda da identidade local, com as comunidades como principais beneficiários de todo este saber-estar e saber-fazer pela sustentabilidade», comentou, a propósito, o vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Domingos Teixeira, que recebeu o certificado na BTL. [TB].


