Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Banda Cabeceirense apresenta Carlos Silva como novo maestro

A Banda Cabeceirense apresenta, este sábado (2 de novembro, 16h00), o maestro Carlos Silva como seu novo diretor-artístico, sucedendo, assim, a Manuel Monteiro, que rescindiu contrato com a coletividade mais antiga de Cabeceiras de Basto em inícios de setembro, embora a sua saída só recentemente tenha sido anunciada.

Carlos Silva é natural de Vila Cova da Lixa, tem 47 anos e começou a tocar clarinete aos sete anos de idade na Banda de Música da Lixa, tendo mais tarde estudado no Conservatório de Música de Paredes, no Conservatório de Música do Porto e na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, nas classes dos professores António Costa Santos, Moreira Jorge e Luís Gomes, respetivamente.

Em 1996, ingressou na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana – hoje dirigida pelo maestro-alferes cabeceirense Hélder Gonçalves –, transferindo-se para a Banda Marcial do Porto no ano de 2002.

Com uma especial dedicação à direção, orienta diversos grupos instrumentais e corais, tendo participado em vários cursos de direção de orquestra, de banda e de coro com reconhecidos maestros, tais como Cesário Costa, Jacinto Montezo, Barbara Frank, Jorge Matta, Eugénio Amorim, Pedro Monteiro, André Granjo, Ignacio Petit, Van der Roost, Jose Rafael Vilaplana, Ernst Schelle, Mark Heron, Francisco Navarro Lara, entre outros.

Foi maestro do Grupo Coral Cultural e Recreativo Polifidelis, de Penafiel, entre 1996 a 2006 e diretor artístico da Banda Musical de Freamunde, de dezembro de 2007 a agosto de 2021. É frequentemente convidado para dirigir diversos grupos corais e instrumentais. Concluiu a frequência do nível superior em Direção na “Escuela de Dirección de Orquesta y Banda Maestro Navarro Lara”, com certificação pela “Associated Board of the Royal Schools of Music”. Foi co-autor de várias edições “best Zeller”, com especial destaque para “Vademécum” del Director de Orquestra del Siglo XXI de Francisco Navarro Lara.

Em 2008, concluiu a licenciatura em Pedagogia do Instrumento (clarinete) na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, com elevada classificação, onde estudou com os professores Carlos Alves, Nuno Madureira e António Rosa. Em 2010, concluiu o mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, sob a orientação de José Abreu. Em 2019, concluiu o mestrado em Música/Ramo Direção, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a orientação de Evgueni Zoudilkine.

Lecionou em várias escolas de música, nomeadamente no Conservatório de Música de Felgueiras e no Conservatório de Música de Basto. Foi professor/maestro da Orquestra de Sopros do CVS entre os anos letivos 2009/10 a 2016/17, tendo obtido o 1º prémio/2º lugar na categoria académica do III CIB Filarmonia D’Ouro. Coadjuvou a coordenação de seis edições do Estágio de Orquestra de Sopros do Conservatório do Vale do Sousa, organizado pelo Departamento de Sopros. Atualmente, leciona a disciplina de Clarinete no Conservatório de Vale de Sousa, tendo sido até agora diretor artístico da Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada. [Redação].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles