O temporal que se fez sentir durante a madrugada e manhã desta quarta-feira (9) em todo o país, mormente no norte, provocou centenas de ocorrências, grande parte das quais relacionadas com queda de árvores, deslize de terras e outras estruturas, que obrigaram ao corte temporário de vias de circulação rodoviária.
Em Cabeceiras de Basto, na Estrada Regional 311, foram várias as situações registadas, designadamente a queda de árvores e de terras. A via continua, contudo, desobstruída por intervenção da proteção civil de Fafe.
Também a proteção civil de Montalegre emitiu um comunicado em que informa que «não estão reunidas as condições de segurança para assegurar a realização do transporte escolar».
As escolas do concelho de Vila Pouca de Aguiar, também no distrito de Vila Real, estão fechadas por causa do mau tempo, que provocou falhas de eletricidade, informou a câmara.
O município de Vila Pouca de Aguiar explicou que, por causa da falha de eletricidade, se verificou a impossibilidade de funcionamento da cantina e de outros equipamentos escolares.
A autarquia dá conta ainda da queda de dezenas de árvores pelo concelho, referindo que a circulação na Estrada Nacional 206 (EN206) está muito condicionada, tal como na Autoestrada 24 (24), onde tombou um camião ao quilómetro 48, no sentido Vila Real-Chaves, num local onde o vento se faz sentir com muita intensidade.
Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para esta ocorrência foram mobilizados 16 operacionais e cinco viaturas.
O estado do tempo em Portugal está a ser afetado pela tempestade Kirk. Devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 de hoje 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores. [Redação, com Lusa].