Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

“FAG” de Celorico vai ter das maiores adesões de sempre

O autarca de Celorico de Basto está convicto de que a edição da Feira de Artesanato, Gastronomia e Vinhos aberta ao público esta quarta-feira (14) nesta vila vai registar das maiores adesões de sempre, atraindo alguns milhares de pessoas até ao largo do mercado municipal.

Falando à imprensa no contexto da abertura do certame, em que teve a companhia de outros autarcas locais e do seu homólogo mondinense, José Peixoto Lima sublinhou a importância do certame para a economia local, desde logo porque promove os produtos endógenos de maior expressão neste território.

Com cerca de 150 expositores/promotores, a feira prolonga-se até domingo (18), privilegiando «o que de melhor» os celoricenses têm para dar: boa comida, vinhos verdes da melhor qualidade e produtos do mais singelo artesanato.

Ganha preponderância a mostra de vinhos desta que é uma das sub-regiões de maior relevo no contexto da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, tratando-se de um setor em ascendente afirmação pela qualidade dos produtos que está a colocar no mercado, com marcas bem identificadas nas garrafeiras mais importantes e com prémios variados nos concursos de maior reconhecimento nacional e internacional.

Peixoto Lima – que teve mais tarde a companhia de Beraldino Pinto, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – relevou a procura que a feira regista, o que não impede que seja priorizada a qualidade dos produtos que pretende promover

A gastronomia aqui apresentada, que tem cerca de 3.500 lugares sentados e assenta em pratos e petiscos caracteristicamente tradicionais, faz da “FAG” – como é já popularmente designada pelos locais – um dos pontos de referência para os convívios estivais, não só de residentes habituais, mas de quantos, emigrados fora do país e noutras cidades, demandam Basto nesta altura.

Nestas que são as suas “bodas de prata”, a feira assume igualmente um papel ativo na sustentabilidade, com um “stand” dedicado à sensibilização ambiental, com contentores para separação de resíduos ou para recolha de beatas. «As pessoas são convidadas, à semelhança do que aconteceu na última edição, mas de forma mais incisiva, a separar os resíduos, na perspetiva de criarmos hábitos», realçou o autarca.

Esta “FAG” faz-se também com um vasto programa de animação, que envolve a “prata da casa”, como é o caso da Tuna de Arnoia, do Grupo de Concertinas da ACR de Ourilhe, do Rancho Folclórico de Canedo, dos “Kantobasto”, dos “Filhos da Pauta”, dos Amigos das Tainadas, do Centro Cultural e Folclórico de Gandarela e do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola de Fermil. [Redação].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles