Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Miguel Alves assume “concerto de verão” no Mosteiro de Refojos

Uma obra de primeiro tom sobre “Salve Regina” de Pedro de Araújo (1640-1705) abre o “Concerto de Verão” em órgão de tubos que acontece esta sexta-feira (16) na igreja do Mosteiro de Refojos, em Cabeceiras de Basto.

O concerto, que acontece a partir das 21h30, tem como convidado o organista Miguel Alves, brigantino com raízes no concelho de Torre de Moncorvo e estudante da licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, que anima liturgicamente celebrações dominicais no órgão da Igreja da Senhora das Graças, em Bragança.

Neste concerto, interpreta igualmente “Partite sopra la ‘Aria della Folia da Espagna’”, de Bernardo Pasquini (1637-1710), e uma “Sonata em Lá menor” de Carlos Seixas (1704-1742).

Do programa – a que o Terras de Basto teve acesso – fazem igualmente parte obras de Baldassare Galuppi (1706- 1785), designadamente uma “Sonata em Ré menor”; de Frei Jacinto Sacramento (1712-17??), “Sonata em Ré menor”; de José de Larrañaga (1728- 1806), “Sonata de 5.º tono”; e de Eduardo Torres (1872- 1934), “Ofertório – n.º 20”.

Miguel Eduardo Ventura Alves, natural de Bragança iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música e Dança de Bragança, tendo concluído em 2023 o oitavo grau do Curso Articulado de Música, sob a orientação de Tadeu Filipe, na disciplina de Instrumento – Órgão.

Participou na “Maratona de Teclistas” da Casa da Música, do Porto, em 2018, e no dia 25 de abril desse ano participou também no “Concerto Jovens Músicos”, na Igreja de São Vítor, inserido no Festival de Órgão de Braga.

O seu trajeto tem-se feito também em vários concursos internos no Conservatório de Música e Dança de Bragança, tendo obtido o segundo prémio no Concurso de Teclas de 2021, na categoria D (10º/11º/12º anos), e o primeiro prémio na categoria F e G (11º/12º anos e Música de Câmara).

Participou no Concurso Regional de Piano e Órgão de Vila Verde, em 2022, na Categoria D, tendo obtido o segundo prémio. Em julho de 2023, ainda na mesma categoria, obteve o primeiro prémio.

Miguel Alves participou ainda no Concurso Interno de Composição do Conservatório de Música e Dança de Bragança, ficando em primeiro lugar com a obra “01/11”. Entre os dias 21 a 28 do mesmo mês, participou na XXVI Academia de Órgano Fray Joseph de Echevarría, com professores conhecidos internacionalmente, concluindo com um total de 45 horas letivas.

Em junho de 2024, participou numa conferência e masterclasse de órgão, orientada pelo professor organista Ángel Montero Herrero, na Universidade de Aveiro. No mês seguinte, participou na I Academia Júlia d’Almendra, com masterclasses orientadas por António Duarte e Daniel Oliveira.

Concluiu o 1.º ano de licenciatura em Música, com especialização em Performance de Órgão, na Universidade de Aveiro, sob a orientação de António Mota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles