Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Oficinas artísticas da Teque

Desenho, pintura, escultura, design, mosaico, cerâmica, azulejaria, gravura, têxteis e multidisciplinares. São estas as áreas que o projeto “Tramas” se propõe desenvolver nas oficinas artísticas que vai desenvolver em Cabeceiras de Basto durante o mês de julho.

O projeto, desenvolvido pela associação cultural “Teque” e financiado pela Direção-Geral das Artes, propõe-se – explicou Vítor Resende ao Terras de Basto – incentivar a co-criação artística através de oficinas e instalações multidisciplinares, enaltecendo e reinterpretando a riqueza dos recursos endógenos e fomentando a participação ativa da comunidade.

As oficinas artísticas, que se vão prolongar em sessões diárias, em turnos da manhã ou da tarde, vão decorrer nas instalações da “Teque” no edifício da central de camionagem cabeceirense, onde foram apresentadas este sábado (15) aos primeiros inscritos.

«A primeira prioridade são os jovens do ensino secundário que frequentam o Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, em seguida os alunos que terminaram o terceiro ciclo e desejam frequentar o Ensino Artístico, e depois todos aqueles que querem… primeiro, é preciso querer…», explica.

Entre os recursos endógenos que se propõe utilizar, a “Teque” refere a lã, o linho, a verga, o vime e as cerâmicas, com os quais pretende «fomentar a participação ativa da comunidade local, nomeadamente crianças em idade escolar e seniores, assim alcançando a criação de novos produtos e a participação de diferentes intervenções artísticas».

O projeto “Tramas”, em sendo bem sucedido em Cabeceiras de Basto, poderá ser replicado noutras localidades das Terras de Basto. A “Teque” é uma associação artística sem fins lucrativos, única do seu género nos territórios de Basto, apresentando-se como referência no seu concelho-sede: Celorico de Basto.

«Consideramos que a “Teque” representa uma mais-valia para o desenvolvimento do território, nomeadamente na educação artística, na valorização do património e na sua promoção, contribuindo fortemente para as dinâmicas culturais locais», diz Vítor Resende.
As inscrições estão ainda abertas, podendo ser feitas pelo correio tequegeral@gmail.com, com indicação do turno preferido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles